• LinkedIn Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon

PROGRAMAÇÃO

08:00 – 08:30

Cadastramento & Welcome Coffee

Abertura

08:30 – 09:00

A rastreabilidade como ferramenta chave para a segurança do paciente e eficiência operacional da logística de medicamentos

Dr. Willian Dib - Diretor-Presidente da ANVISA

William Dib é médico, cardiologista, especialista em Saúde Pública e Administração Hospitalar. Iniciou sua trajetória profissional como médico na Prefeitura de São Bernardo e médico perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Secretário de Saúde de São Bernardo (SP), em mais de uma oportunidade. Sua carreira política começou em 1992, quando William Dib foi eleito vereador por São Bernardo do Campo. No ano 2000 foi eleito vice-prefeito na chapa majoritária. No ano de 2003, assumiu, pela primeira vez, o cargo de prefeito. Em 2010, Dib foi eleito deputado federal de São Paulo. Ele é diretor da Anvisa desde dezembro de 2016, com mandato de três anos. Em 21 de setembro de 2018 foi nomeado diretor-presidente da Agência.

Prof. Dr. Giovanni Guido Cerri - Presidente do Conselho Diretor do Instituto de Radiologia do HCFMUSP

Professor titular de Radiologia da FMUSP, Presidente do Conselho Diretor do InRad-HCFMUSP (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), diretor científico da Associação Médica Brasileira, diretor do Centro de Diagnóstico do Hospital Sírio Libanês, membro do Conselho de Administração do Hospital Sírio-Libanês e vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde. Ao longo de sua carreira foi Secretário de Saúde do Estado de São Paulo e ocupou cargos de liderança em diversas instituições, dentre elas, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da FMUSP e Fapesp. É autor de 15 livros e mais de 280 trabalhos científicos, publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Foi agraciado com mais de 30 prêmios, dentre eles, o Prêmio LAFI de Ciências Médicas e Prêmio Jabuti de Literatura.

Engº Antonio José Rodrigues Pereira - Superintendente do HCFMUSP 

Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Armando Álvares Penteado. MBA Executivo Internacional Faculdade de Engenharia e Arquitetura/USP e MBA Gestão de Projetos FIA/USP. Experiência na área de Engenharia Civil e Engenharia Clínica. Foi Diretor de Engenharia do Hospital A.C. Camargo, Gerente Geral de Engenharia da Pepsico do Brasil e Diretor Brasil da Philips do Brasil. Foi Chefe de Gabinete do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e atualmente é Superintendente do Hospital das Clínicas FMUSP.

Prof. Dr. Eduardo Mario Dias - Professor Titular da POLI –USP e Coordenador do GAESI/USP

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1974), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (1978). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo, atuando principalmente nos seguintes temas: contêineres, portos, automação portuária, motores de indução, desequilíbrio de tensão, iluminação elétrica, automação, lógica fuzzy e identificação automática de veículos. Diretor Acadêmico do Centro de Excelência Portuária (CENEP) de fevereiro de 2013 a fevereiro de 2016. Membro do Comitê Gestor de Implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, designado pela ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária, como representante titular do GAESI/PEA/EPUSP, publicado no DOU em 11/02/2014.

Painel 1

09:00 – 10:45

Experiências e opiniões dos Detentores de Registro que participam da fase piloto

Moderador: Cristiano Gregis - GGMON ANVISA

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Antropologia Social, atualmente cursa o Mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Compõe o quadro de Especialistas em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa onde atua desde 2003 nas áreas de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Portos, Aeroportos e Fronteiras, de Coordenação dos Órgãos de Vigilância Sanitária de Estados e Municípios e de Monitoramento de Produtos sujeitos a Vigilância Sanitária. A área de Monitoramento coordena a implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que utiliza a tecnologia de rastreabilidade desses produtos.

Jair Calixto - SINDUSFARMA

Jair Calixto é farmacêutico-bioquímico graduado em 1985 pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, graduado em 1992 em Administração Industrial pela Fundação Vanzolini da Escola Politécnica da USP e, em 2004, em Master Business Administration pela FGV.
Iniciou carreira em 1972 em farmácia comercial. Após graduação, atuou em indústria farmacêutica por 23 anos nas áreas de  Garantia da Qualidade, Controle da Qualidade, Produção, Desenvolvimento de Produtos e Gerência de Fábrica. Desde 2008 atua como gerente de Boas Práticas e Auditorias Farmacêuticas no SINDUSFARMA (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), onde é responsável, entre outras atividades, por coordenar grupos de trabalho para analisar Consultas Públicas publicadas pela ANVISA, relativas às atividades técnico-regulatórias, organizar workshops internacionais para atualização dos diferentes temas técnicos e coordenar o Prêmio Sindusfarma de Qualidade de Fornecedores da Indústria Farmacêutica.

Erika Diago Rufino - JANSSEN

Farmacêutica e Química Industrial, possui pós graduação em Qualidade e Produtividade pelas Faculdades Oswaldo Cruz, MBA Internacional pela FIA e é Black Belt em Lean Six Sigma. Possui experiência de 24 anos na indústria, sendo 2 anos e meio na indústria alimentícia e 21 anos e meio na indústria farmacêutica. Atuou nas áreas de Controle Qualidade, Garantia e Sistemas de Qualidade e Produção. Atualmente é Gerente Sênior de Assuntos Regulatórios sendo responsável também pelas Inspeções Internacionais de GMP e pelo Laboratório de Desenvolvimento Analítico para Novos Produtos. Erika é a Farmacêutica Responsável da Janssen. 

Fernando Santos Rodrigues - JANSSEN

Tecnólogo em Logística com ênfase em Transportes pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo – FATEC, Pós-Graduando em Gestão de Projetos pela PUC Minas e Certificação Lean Green Belt. Possui 15 anos de experiência na Indústria Química e Farmacêutica, sendo 5 anos em processos produtivos e 10 anos dedicados a Logística e Distribuição. Desde 2015 vem trabalhando com projetos de Serialização e Rastreabilidade na Johnson & Johnson (Janssen). Fernando é Analista de Serviços Logísticos Pleno com foco em melhoria contínua na Johnson & Johnson.

Henrique Padial Ferri Holzhausen  - LIBBS

Diretor de Estratégia e Gestão da Libbs Farmacêutica, responsável pelas áreas de Planejamento Estratégico, Planejamento Financeiro, Escritório de Projetos, Inteligência de Negócio e TI.  Formado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, com MBA e Especialização em Administração de Empresas pela FGV. Além do segmento farmacêutico, possui experiência em empresas de tecnologia, mercado financeiro e pagamentos. 

José de Oliveira Neto - BOEHRINGER INGELHEIM

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Paulista. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Garantia de Qualidade, Controle de Qualidade, Validação e Engenharia dentro da Industria Farmacêutica. Atualmente ocupa a posição de Coordenador de Automação e Instrumentação na Boehringer Ingelheim Brasil tendo sob sua responsabilidade o gerenciamento dos projetos e manutenções dos Sistemas de Automação no site de Itapecerica da Serra, sendo membro do time global e local para implementação da Rastreabilidade de Medicamentos no Brasil.

Coffee break

10:45 – 11:20

Painel 2

11h20 – 12:00

Painel 2: Experiências e opiniões dos Distribuidores que participam da fase piloto

Moderador: Vitor Carneiro Curado - GGTIN ANVISA

Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília e Especialista em Informática pela Universidade Federal de Minas Gerais, Vítor Curado atua na área de Tecnologia da Informação do Serviço Público Federal há 13 anos. Nesse período trabalhou em diferentes Órgãos Públicos, adquirindo ampla experiência no setor de tecnologia do Governo Federal. Atualmente trabalha na Gerência-Geral de Tecnologia da Informação da ANVISA e é o responsável técnico pela implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos.

Gustavo Saraiva - LUFT

Gustavo Saraiva, formado em Gestão em Sistemas da Informação com MBA em Gestão Estratégica em Tecnologia da Informaçao pela Fundação Getúlio Vargas. Atua há 25 anos na área de TI, sendo os últimos 21 no Grupo Luft, onde ocupa atualmente a função de principal executivo de TI. Responsável técnico  pelo startup de uma das maiores varejistas do mundo no Brasil. Atuou em diversos projetos de Tecnologia e Sistemas de Informação e automação, em diferentes segmentos como  Agronegócio, Varejo, E-commerce, Food Service, Médico-hospitalar e Farmacêutico. Atualmente dedicado aos estudos relacionados à aplicação de  RFID, rastreabilidade de produtos, indústria 4.0 e inovações para setor de serviços logísticos e idealizador da unidade de digital business da Luft, a Luft Digital.

Almoço Livre

12:00 – 13:30

Moderador: Marcelo Sá – GS1

Ampla experiência em relacionamento executivo com alta direção empresarial e governamental. Coordenador de implantação de soluções inovadoras na cadeia de suprimentos, objetivando ROI elevado nos negócios. Auditor com larga experiência nas Normas ISO (Qualidade, OSHAS, Ambiental e Resp. Social). Atuou como Auditor do PNQ (Prêmio Nacional da Qualidade) e PPQG (Prêmio Paulista de Qualidade e Gestão).

Nilson Malta - HOSPITAL ISRAELITA ALBERT EINSTEIN 

Nilson Malta é Farmacêutico-Bioquímico pela USP, Gerente de Automação Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein, Especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela EAESP -FGV e Diretor do Setor Saúde da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação.

Igor Santana Pinto - Z. K. FERREIRA FARMÁCIA

Sólida experiência na gestão de equipes e projetos de TI e Telecom. Experiência em gestão de projetos de alta complexidade nas áreas de desenvolvimento de softwares, cloud-computing, infraestrutura, telecomunicações. Experiência em gestão de contratos e grandes compras. Ampla atuação na elaboração de processos e reestruturação de diversos setores, como contas a receber, comercial, e-commerce, educação a distância, sistemas de ensino, varejo farmacêutico, e desenvolvimento de aplicativos. Auxilio ao departamento comercial na prospecção de novos negócios e clientes, através de integrações entre sistemas. Elaboração de projetos para implantação de sistemas de GED, ERP, Call Center, CRM entre outros. Implementação de projetos para redução de custos em Telecom. 

Anderson Silva Barbosa - FSFX

Supervisor de Suprimentos da Gerência de Farmácia e Suprimentos da Fundação São Francisco Xavier.
Graduado em Nutrição pela Faculdade Pitágoras – Ipatinga – MG.
Pós-graduação – MBA em Gestão Hospitalar pela Faculdade Unyleya – Belo Horizonte – MG.

Painel 3

13:30 – 15:05

Painel 3: Experiências e opiniões dos Dispensadores que participam da fase piloto

Painel 4

15:05 – 16:15

Painel 4: Rastreabilidade e a Indústria 4.0

Moderador: Cybelle Esteves - DHL

Dezoito anos de experiência no mercado farmacêutico, dos quais, mais de quatorze foram na DHL Supply Chain. Plano estratégico, experiência em Budget, QA, RA, CS, Projetos e Operações.

Aguinaldo Aragon Fernandes - CONCEPTUS

Doutor em Engenharia pela Poli, Mestre em Ciências pela COPPEAD. Profissional em gestão empresarial e de tecnologia atuando em organizações públicas e privadas em temas como Governança de Tecnologia, Gerenciamento de Serviços de TI e Transformação Digital. Autor de vários livros sobre o tema como Implantando a Governança de TI e Governança Digital 4.0. Revisor de artigos científicos, professor de inovação no Mestrado do Hospital de Câncer de Barretos.

Bruno Jorge Soares - ABDI

É coordenador Indústria 4.0 e Inovação da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Formado em administração de empresas e mestre em ciência da informação com foco em processo decisório, atuou por mais de 10 anos como consultor na inteligência e estratégia nos setores de serviços, indústria e comércio. Na agência desde 2009, coordenou o programa do setor automotivo da agência como a formulação e implementação do Programa Inovar Auto. A partir de 2016 assume o projeto indústria 4.0 onde desenvolveu ferramentas de avaliação de maturidade 4.0, plataformas de negócios e plantas demonstradoras de tecnologias 4.0.

Mario Brenga Giampietro - ISPE

Graduado em Administração de Empresas  e Análise de Sistemas. Participou na elaboração do Guia de Validação de Sistemas Computadorizados da ANVISA. Palestrante autorizado pela ISPE para treinamentos de GAMP5, Mario tem 20 anos de experiencia no segmento de ciências da vida (Farmacêuticas, veterinárias, cosméticas, etc) e participou de projetos de larga escala para empresas como Novo Nordisk, Shire, AstraZeneca, Pfizer, entre outras.

Paulo Rocha - NOKIA

Paulo lidera as iniciativas de vendas de soluções de transformação digital da Nokia para o Mercado de Grandes Empresas e Webscale Companies no Brasil. Nessa posição ele responde pelas ações de desenvolvimento de negócio e de soluções verticais para os mercados Financeiro, Indústria, Varejo, Logística, Saúde, Agro, Vídeo, Provedores de Serviço e de Soluções Digitais de Negócio em Nuvem entre outros. Dono de um Curriculum com vasta experiência em pesquisa, desenvolvimento, engenharia, operações, marketing e venda de produtos e soluções, antes desta posição, ele foi responsável pelas áreas de P&D, Engenharia de Software e Operações de sistemas de comunicações na Alcatel-Lucent (agora Nokia), tendo também trabalhado como engenheiro de P&D no CPqD/Brasil e em laboratórios na Europa. Paulo tem MBA em Gestão de Negócios e Marketing na FGV (GVPEC) e cursos de pós-graduação em Engenharia de Software e Inteligência Artificial na UNICAMP. Graduou-se em Engenharia Elétrica (Eletrônica) pela Universidade Federal de Itajubá. 

Painel 5

16:15 – 17:00

Painel 5: Rastreabilidade além dos medicamentos (Receita, Dispositivos, Implantes, etc)

Moderador: Vidal Melo - GAESI/USP

Doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e Engenheiro de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Durante a carreira, atuou em grandes projetos tecnológicos, como no desenvolvimento do Cupom Fiscal Eletrônico para o Governo do Estado de São Paulo, na integração do Sistema de Informações Geográficas do Município de São Paulo com ferramentas de mobilidade para campo e na especificação de tecnologias para automação portuária na Petrobras e no Canal Azul para Exportação de Proteína Animal. Atua como pesquisador do GAESI – POLI – USP, desenvolvendo trabalhos nas suas áreas de especialização, com contribuição acadêmica internacional. 

Moderadora: Maria Lídia Dias - GAESI/USP

Maria Lídia Dias Scoton, advogada e pesquisadora do GAESI – Gestão em Automação & T.I. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008), Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010) e Mestrado (2012) e Doutorado (2017) em Ciências pela Escola Politécnica da USP.

Cristiano Gregis - GGMON ANVISA

Enfermeiro, Especialista em Saúde da Família e Mestre em Antropologia Social, atualmente cursa o Mestrado em Administração Pública pela EBAPE/FGV. Compõe o quadro de Especialistas em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa onde atua desde 2003 nas áreas de Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Portos, Aeroportos e Fronteiras, de Coordenação dos Órgãos de Vigilância Sanitária de Estados e Municípios e de Monitoramento de Produtos sujeitos a Vigilância Sanitária. A área de Monitoramento coordena a implementação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos, que utiliza a tecnologia de rastreabilidade desses produtos.

Melissa Seriama Pokorny - GAESI/USP

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), com especialização em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas (GVLaw) (2007), atuando como advogada e coordenadora do departamento tributário do escritório Trevisioli Advogados Associados por 7 anos. Mestre pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2017), atua como pesquisadora do grupo Gaesi - Poli - USP, tendo como principais linhas de pesquisa: sistemas de transporte inteligente (ITS), cidades inteligentes, tecnologia para área da saúde, rastreabilidade e cadeia logística segura. Durante o mestrado, pesquisou amplamente o sistema de prescrição médica tanto no Brasil quanto em alguns países que são referência no assunto, analisando as condições específicas do Brasil para, então, propor um novo modelo de automação e padronização do processo de controle da prescrição médica e dispensação de medicamentos no país, utilizando como referência uma tecnologia denominada Sistema Autenticador e Transmissor (SAT), que hoje é aplicada ao controle fiscal do comércio varejista.