PROGRAMAÇÃO

Este evento é gratuito.

Clique na seta da imagem para conferir a agenda de cada dia.

1/8

COORDENAÇÃO

Eduardo Mario Dias
POLI-USP

Livre Docente, Doutor e Mestre em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP. Desde 1994 é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), onde ministra cursos na graduação e na pós-graduação na Escola Politécnica da USP. Professor do programa de pós-graduação do Instituto de Radiologia (INRAD) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP). Coordenador do GAESI - Gestão em Automação & T.I., grupo de pesquisa da EPUSP. Atua principalmente nos seguintes temas: automação; cidades inteligentes; aplicação de Sistemas de Transportes Inteligentes (ITS), tendo participado da formação do Laboratório de Tecnologias e Protocolo Aberto para Mobilidade Urbana, junto com a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e suas empresas, a SPTrans e a CET; portos e logísticas, desenvolvendo diversas atividades com o Ministério dos Transportes e Empresa de Planejamento e Logística (EPL); motores de indução; desequilíbrio de tensão; iluminação elétrica e lógica fuzzy. Desenvolve projetos com a Petrobrás nas áreas de automação, rastreabilidade e ITS. Membro da Comissão de Inovação do Hospital das Clínicas da FMUSP e Conselheiro do CONIC (Conselho Superior de Inovação e Competitividade) da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (FIESP) Faz parte do conselho Curador da Fundação Ilumina desde maio de 2019 a abril de 2023. Desde 2012 é Editor-in-Chief do WSEAS Transactions on Power Systems - Print ISSN:1790-9060 E-ISSN: 2224-350X.
Vidal Melo
USP
Formado em Engenharia de Produção Mecânica pelo Instituto Mauá de Tecnologia - Escola de Engenharia Mauá (2001) e com doutorado em automação pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2015). Atualmente está inscrito no programa de pós-doutorado da POLI/USP e durante a carreira, atuou em grandes projetos tecnológicos, como o desenvolvimento do Sistema Autenticador e Transmissor de Cupom Fiscal Eletrônico (SAT), na nova concepção do Sistema de Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura integrado à janela única brasileira, na concepção do Centro Integrado de Mobilidade Urbana da Cidade de São Paulo e no Sistema Nacional de Controle de Medicamentos. Atua como pesquisador do GAESI - POLI - USP e Professor do MBA de Internet das Coisas do PECE - POLI - USP, desenvolvendo trabalhos nas suas áreas de especialização, com contribuição acadêmica internacional. Possui perfil empreendedor e atualmente é sócio de duas empresas de tecnologia. 
Maria Lídia
GAESI-USP
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003), graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2008), Licenciatura em Ciências Sociais pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2010), mestrado e doutorado em Ciências, no programa de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (2012 e 2017). Atualmente é pesquisadora do GAESI/EPUSP, desenvolvendo trabalhos nas suas áreas de especialização, com contribuição acadêmica internacional.
 
Giovanni Guido Cerri
INRAD HCFMUSP
Professor titular de Radiologia da FMUSP, Presidente do Conselho Diretor do InRad-HCFMUSP (Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), diretor científico da Associação Médica Brasileira, diretor do Centro de Diagnóstico do Hospital Sírio Libanês, membro do Conselho de Administração do Hospital Sírio-Libanês e vice-presidente do Instituto Coalizão Saúde. Ao longo de sua carreira foi Secretário de Saúde do Estado de São Paulo e ocupou cargos de liderança em diversas instituições, dentre elas, Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Hospital das Clínicas da FMUSP e Fapesp. É autor de 15 livros e mais de 280 trabalhos científicos, publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Foi agraciado com mais de 30 prêmios, dentre eles, o Prêmio LAFI de Ciências Médicas e Prêmio Jabuti de Literatura.
Marco Bego
HCFMUSP - INOVAHC
Diretor de Infraestrutura e Logística do HCFMUSP. Graduado em Engenharia Elétrica e possui 27 anos de experiência em Health IT. Atualmente é CIO do Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina. Em junho de 2016, passou a ser Membro efetivo da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina (CFM) e, em maio de 2017 assumiu a presidência da Associação dos CIOS em Saúde.
Elcio Brito
GAESI-USP | SPI
Sócio-fundador da SPI. É responsável pela prática de consultoria e pela estratégia de desenvolvimento da base da tecnológica da empresa. Possui mais de 30 anos de experiência na liderança de projetos de integração de sistemas voltados para a indústria. Além de ser responsável por diversos projetos estratégicos da SPI, também possui uma carreira acadêmica focada em pesquisas relacionadas as tecnologias e aos impactos da Revolução 4.0. 
Formação:
  • Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP
  • Mestre em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial
  • MBA em Tecnologia da Informação pela Fundação Instituto de Administração – FIA
  • MBA em Tecnologia da Informação pela Université Pierre Mendès France
  • Bacharel em Administração pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
Experiência Relevante: 
  • Liderança de  desenvolvimento de diversos planos de transformação digital 
  • Liderança de diversos projetos de implantação de tecnologias ligadas a Revolução 4.0
  • Coeditor do livro Automação e Sociedade. Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil
  • Coautor do livro Governança Digital 4.0
  • Líder técnico da iniciativa Conectar Saúde do Inova HC da FMUSP
  • Líder do comitê de gestão do projeto Carnaval 4.0 da Rosas de Ouro, realizado em conjunto com pesquisadores da USP, MAUÁ, FEI, especialistas de tecnologia e artistas
  • Membro do Comitê de Inovação da Prefeitura de São Caetano do Sul
  • Membro do Conselho Superior de Competitividade e Inovação da FIESP
  • Reconhecido pela Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil com a láurea João Florentino Meira de Vasconcellos de inovação farmacêutica.
Experiência Prévia:
  • Metal Leve S/A
Jairo Cardoso
GAESI-USP | SPI
PMO Head da SPI, responsável pela gestão do portfolio. Background de mais de 35 anos atuando na gestão de portfolios e projetos complexos em diferentes áreas de atuação (Telecomunicações, TI, Automação Predial, Automação Industrial).
Formação:
  • Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho foco em Cidades Inteligentes
  • Mestre em Administração – Gestão de Projetos - pela Universidade Nove de Julho
  • Pós-Graduado em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de TI pela FGV.
  • Bacharel em Tecnologia - Eletricidade modalidade Eletrônica - pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
  • Project Manager Professional (PMP©) pelo PMI© desde 2003.
Experiência Relevante: 
  • Responsável pela implantação de grandes projetos de telecomunicações e de tempo crítico (Copa do Mundo 2014).
  • Responsável por projetos de TI e outsourcing de serviços para a região América Latina.
  • Responsável pela implantação de PMO e gestão de portfolio de projetos complexos. 
  • Membro do Comitê de Inovação da Prefeitura de São Caetano do Sul;
  • Diretor Executivo Regional São Paulo do IPMA (International Project  Management Association)
  • Profundo conhecimento das principais abordagens em Gestão de Projetos, Programas e Portfolio.
Experiência Prévia: 
  • Johnson Controls  – PMO Head; Siemens – Diretor de Projetos e PMO Head; Nokia – Diretor de Projetos; Motorola – Gerente de Engenharia

PALESTRANTES

Rodrigo Damiano
PwC BRASIL

Rodrigo é sócio líder do time de consultoria em Operações, Supply Chain e Indústria 4.0 da PwC Brasil. Possui mais de 22 anos na consultoria focados em projetos transformacionais de Supply Chain Management, da estratégia a operação, incluindo complexas implementações de sistemas avançados de planejamento e gestão da cadeia de suprimentos. Possui profunda experiência e liderança de projetos de otimização de estoque e rede logística, modelo de gestão de transporte, melhoria de processos operacionais, planejamento de vendas e operações, otimização de custos e rastreabilidade.

Lidera abordagens, iniciativas e projetos da PwC em Indústria 4.0, transformações digitais em operações e rastreabilidade de medicamentos, na qual está envolvido desde 2015.

Rodrigo é Engenheiro de produção pela PUC-Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, MBA pelo Ibmec Business School de São Paulo, Mestrando em Engenharia de sistemas logísticos pela POLI-USP – Universidade de São Paulo e CPIM (Certified in Production & Inventory Management) pela APICS USA. Coautor do livro Automação e Sociedade. Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil.

Renata Muramoto
DELOITTE

Renata é sócia da área de consultoria empresarial com foco no setor de LSHC. Com mais de 17 anos de experiência em consultoria, ela liderou grandes projetos de transformação, auxiliando empresas nacionais e multinacionais com maior foco em farmacêuticas.
Renata trabalha em estreita colaboração com executivos seniores de empresas globais e locais da saúde no desenho de novos modelos de negócio, programas de transformação digital, fusões e aquisições, conformidade em processos comerciais e interação com HCPs e HMOs bem como requisitos regulatórios, implementação de formas inovadoras de acesso e precificação, análise da jornada do paciente, desenho e gerenciamento de stakeholders na cadeia de valor em todo o ecossistema da indústria, entre outros.
Renata lidera a prática de Core Business Operations na Consultoria e concentra-se no setor de Life Sciences e Healthcare.

Graduada em Administração pela FEA-USP, MBA na FGV-SP e certificada como PMP.

Fabiano Negrao
EY

Background

  • Fabiano possui mais de 15 anos de experiência profissional na gestão da cadeia de valor e entregou soluções em diversas empresas renomadas de diferentes setores de mercado.

  • Responsável para liderar iniciativas de transformação da cadeia de valor, alavancando o uso de tecnologias digitais para conectar a estratégia do cliente com a execução, implantando processos de planejamento integrado, KPIs, com definição de papéis e responsabilidades, combinando com o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais necessárias, com grande foco em alcançar expressivos resultados para os negócios dos clientes.

  • Atualmente é o líder de IoT (Internet of Things) na prática de Supply Chain Management da EY na região LAS (Latin America South). Já liderou diversas iniciativas de industria 4.0, com reconhecimento internacional e prêmios recebidos pelos casos implementados, com destaques na imprensa no Brasil e exterior.

Education

  • Engenharia de produção mecânica pela USP

  • MBA em gestão de negócios pela FIA-USP

  • Certificações CPIM e CSCP (APICS Certifications)

  • Harvard Leadership Program - Especialização

  • Professor de MBAs e pós graduação em temas de Supply Chain

Ricardo Verza Amaral Melo
GS1 BRASIL

Ricardo Melo, formado em Ciências de Computação pelo ICMC/USP. Especialista nos padrões GS1. Atualmente ocupa a posição de Executivo de Desenvolvimento Setorial na GS1 Brasil, ajudando empresas a se tornarem mais eficientes e competitivas através de práticas globais e a aplicação dos padrões GS1. Na GS1 está à frente dos temas Defesa, Transporte e Logística, Indústria 4.0 e IoT, Indústria da Moda, Saúde e todas as aplicações que envolvam a tecnologia RFID.
Atualmente coordena o grupo para o desenvolvimento da Comunicação Horizontal na cadeia da saúde brasileira, na GS1 Brasil.

Mario Brenga Giampietro
NORDIKA DO BRASIL

Participou da elaboração do Guia de Validação de Sistemas Computadorizados junto com profissionais da ANVISA publicado em abril de 2010.
Analista de Sistemas e Administrador de Empresas, atua no mercado de TI há 20 anos, com experiência em Indústrias têxtil. telecomunicações, papel e celulose e empresas de engenharia. Nos últimos 6 anos coordena e realiza projetos de Validação de Sistemas Computadorizados com mais de 30 sistemas validados. Associado ao ISPE. Tesoureiro da ISPE Afiliada Brasil para os biênios 2009/2010 e 2011/2012, 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016 e Diretor Consultivo para o biênio 2017/2018.
Presidente ISPE Brasil 2019/2020 e eleito para o Biênio 2021/2022.

Bruno Jorge
ABDI

Bruno Jorge é gerente do programa de indústria 4.0 da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Formado em administração de empresas e mestre em ciência da informação com foco em processo decisório, atuou por mais de dez anos como consultor na área de inteligência e estratégia. Na agência desde 2009, coordenou o programa do setor automotivo como a formulação e implementação do Inovar Auto. Em 2016, iniciou o projeto indústria 4.0 que envolveu benchmarking internacional (Alemanha e EUA) e também o desenvolvimento de testbeds de tecnologias 4.0. Atualmente, participa como membro da conselho executivo da Câmara Brasileira da Indústria 4.0.

Rodrigo Klein
T2 SOFTWARE

Com formação nas áreas de Tecnologia e Análise de Sistemas, Rodrigo Klein, 40 anos, é CEO da T2 Software, empresa especializada no rastreamento de produtos.
Acumula mais de 20 anos de experiência profissional em TI e, desde 2001, tem sólida atuação no setor de saúde e atua com rastreabilidade de medicamentos no setor farmacêutico desde 2008 quando foi gerente de TI da INTERFARMA.
Como CEO da T2 Software, desenvolve produtos baseados em tecnologias emergentes focados na Indústria 4.0. Além disso atua em projetos de implantação de rastreabilidade de medicamentos em clientes nacionais e multinacionais de grande porte.
Participou de diversas iniciativas relacionadas à rastreabilidade desde o primeiro piloto no Brasil em 2009. 
É criador do site Rastreabilidade.com e do canal do Youtube de mesmo nome onde compartilha conteúdo sobre a implantação da Rastreabilidade e do SNCM no Brasil e no mundo.

Débora de Carvalho
HOSPITAL SÍRIO LIBANÊS

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade Oswaldo Cruz - Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímica, Título de especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar – SBRAFH, Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas – Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Especialização em Gestão da Atenção à Saúde – Fundação Dom Cabral e Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Gerente da Farmácia da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês(SBS-HSL) de 2009 até o momento. 

Amanda Sylvan Neves
VIDEOJET

Farmacêutica formada pela UFES, pós graduada em Tecnologia Industrial Farmacêutica pela URFJ, MBA em Gestão de Projetos - FGV e MBA em gerenciamento empresarial - FGV. Experiência em vários setores da Indústria farmacêutica, cosmética, dispositivo médico e automação e tecnologia. Atualmente Diretora do setor de tecnologia farmacêutica da Videojet Laetus LATAM e presidente do Comitê de Rastreabilidade da ISPE.

Ronaldo Brito
SPI

Sócio da SPI. É responsável pela área de P&D da empresa. Possui mais de 30 anos de experiência  no desenvolvimento e implantação de sistemas ERP,MES, PLM, LIMS e PIMS. Também atua como líder em projetos de consultoria em Indústria 4.0 e transformação digital. Tem como área foco de suas pesquisas o setor farmacêutico e algoritmos de Machine Learning.
Formação:

  • Doutorando em Engenharia pela Escola Politécnica da USP 

  • Mestre em Engenharia pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) 

  • Pós-Graduado em Gestão de Equipes de TI (Master in Information Technology) pela Faculdade de Informática e Administração Paulista

  • Tecnólogo em Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

Experiência Relevante: 

  • Participação ativa em projetos de consultoria para transformação de processos nos segmentos alimentício, cosméticos, mineração, automotivo e farmacêutico.

  • Liderança de projetos de implantação de sistemas integrados nos segmentos automotivo, autopeças, alimentício, farmacêutico, CPG e mineração.

  • Profundos conhecimentos das principais plataformas globais de software e hardware para sistemas e automação industrial.

  • Consultoria e desenvolvimento de URS (user requirement specification) para implantação de sistema de rastreabilidade de medicamentos para atender a legislação e regulamentações vigentes 

  • Coautor do Guia do Gs1 para implantação do Sistema de Rastreabilidade de Medicamentos 

  • Coautor do livro Governança Digital 4.0

  • Coautor do livro Automação e Sociedade: Quarta Revolução Industrial, um olhar para o Brasil. 

  • Implantou o Laboratório de Manufatura Digital da FEI.

Experiência Prévia: 

  • Ultratec/Grupo OAS

Ari Nelson Rodrigues Costa
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA

Engenheiro Eletrônico pela POLI/USP, Bacharel em Física pela USP, pós-graduado em Engenharia da Qualidade pela POLI/USP, Engenharia de Embalagem pela Michigan State University, Engenharia de Processos Industriais pelo IMT, Mestre em Engenharia Industrial - Otimização de Processos pelo IMT e doutorado incompleto em Sistemas Agroindustriais Sustentáveis pela Faculdade de Engenharia de Alimentos da UNICAMP. Professor e Pesquisador do Centro de Pesquisas do IMT no NSPi – Núcleo de Sistemas Produtivos Inteligentes – para desenvolvimento e aplicação dos conceitos da Indústria 4.0 e novos modelos de negócio. Gerente Executivo do projeto do primeiro demonstrador da Indústria 4.0 em 2016. 

Marilene Narciso
EUROFARMA

Com formação nas áreas de Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos, Marilene Narciso acumula aproximadamente 20 anos de atuação no setor farmacêutico, atuando em projetos de Sistemas de IT e OT em indústrias de Grande Porte.
Na Eurofarma, atuando como Gerente de Projetos, conduz projetos de implementação de sistemas de manufatura relacionados à Serialização e Rastreabilidade de Medicamentos e Sistemas de Execução de Manufatura MES (Manufacturing Execution System).
Em sua formação, possui passagens pela FGV - Fundação Getulio Vargas, FIA - Faculdade Instituto de Administração e University of La Verne.

Fernando Canevari 
NOVARTIS

Bacharel em Engenharia Elétrica - Unesp,
Pós Graduação em Administração - FEI,
MBA em Gestão da Industria Farmacêutica - FGV.
21 anos de experiência de trabalho na Indústria Farmacêutica.
Experiência em Gestão de Engenharia e Manutenção; Gestão de Equipamentos de Produção; Gestão de Projetos; Gestão de Contratos; Gestão de Operações; Automação Industrial; Saúde Segurança e Gestão Ambiental; Start-up e Comissionamento na Indústria Farmacêutica.
Atualmente Gerente do Projeto de rastreamento de medicamentos para a Novartis e Sandoz no Brasil.

Regina Ricardo
ABBVIE / ALLERGAN

Profissional de TI atuando há 20 anos na indústria farmacêutica com experiência em sistemas de industrial e sistemas empresariais. Participou de vários projetos de SAP, CSV, EBR, Gerenciamento de infraestrutura de IT entre outras. Tem participado há 10 anos nas iniciativas de serialização e rastreabilidade, fazendo parte do time global de implementação como representante do Brasil. Atualmente é Senior I.T Manager da Abbvie - Allergan.

Gracinda Fatima Cardoso
ABBOTT

Com 25 anos de experiência na indústria farmacêutica, atuou em diversos projetos relacionados à manufatura em operações globais e atualmente é Gerente de Compliance e Projetos de Tecnologia da Abbott no Brasil.
Tem sua atuação focada em projetos de serialização e rastreabilidade, integridade de dados e compliance. Atua também em projetos de melhoria de processos, validação de sistemas e  lidera iniciativas de projetos estratégicos ligados a Cadeia de suprimentos.