Progressos Globais

Em um relatório publicado pela WHO (World Health Organization) neste mês (outubro/2020) a organização fornece um guia para a implantação do sistema de rastreabilidade de medicamentos. Neste relatório são abordadas as características dos sistemas de rastreabilidade. 


Este relatório foi elaborado com base em mais de 40 países que iniciaram o desenvolvimento do sistema de rastreabilidade. Dos dados obtidos destacam-se: Escopo de cada sistema, padrão utilizado, o tipo do sistema, o portador dos dados, e que tipo de dados são armazenados, os principais desafios enfrentados e os antecipados. 

Estes dados permitiram que a WHO apresentasse de forma resumida as oportunidades em potencial para a implementação do sistema, bem como dos riscos que os países devem esperar. Ainda, o relatório apresenta nove características macro que o sistema deve conter e apresenta seu processo de implantação. 


Além de toda a informação contida no relatório, ele também se destaca pela base em dados recentes (alguns dados obtidos neste ano) garantindo que o conteúdo apresentado por ele seja relevante e atual para todos os países que estão no processo de desenvolvimento, implantação e atualização do sistema de rastreabilidade de medicamentos.